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MAX MÜLLER CÂNDIDO
Facilitador21/03/2024
Data do Curso● Promover a reflexão crítica e instigar uma abordagem analítica e reflexiva diante dos temas pertinentes à elaboração de documentos oficiais, técnicos e em ambientes virtuais, proporcionando aos participantes as ferramentas necessárias para analisar de maneira aprofundada a influência na produção textual no setor público.
● Desenvolver as habilidades para a redação eficiente de documentos oficiais e técnicos, incluindo os critérios fundamentais de clareza, concisão, exatidão, relevância e objetividade, garantindo que seus documentos atendam aos padrões de qualidade exigidos no contexto da Administração Pública.
● Abordar de forma prática e vivencial os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais e técnicos, utilizando o ChatGPT como ferramenta acessória.
● Conscientizar sobre a importância da clareza na redação dos documentos expedidos pelos órgãos públicos, uma vez que a comunicação inequívoca evita retrabalho e problemas de interpretação, promovendo a eficiência e o entendimento mútuo.
● Alinhar as práticas de produção textual ao contexto da utilização da Linguagem Simples no setor público, fortalecendo a capacidade de assertividade da comunicação escrita.
● Empatia e assertividade no ato de escrever;
● Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
● Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;
● Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
● O que faz a qualidade dos textos profissionais;
● A linguagem dos documentos oficiais.
● Linguagem Simples no Setor Público:
○ O que é Linguagem Simples e qual a sua importância no setor público?
○ Tramitação do Projeto de Lei sobre o tema;
○ Metodologia de simplificação de documentos;
○ O documento e o público-alvo (teste de linguagem com o público-alvo).
● Clareza e precisão;
● Objetividade;
● Concisão;
● Coesão e coerência;
● Impessoalidade;
● Formalidade e padronização.
● Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
● Esclarecimento em torno da neutralidade linguística e do uso alternativo da flexão de gênero;
● Signatário;
● Cargos interino e substituto;
● Signatárias do sexo feminino;
● Grafia de cargos compostos.
● Variações dos documentos oficiais;
● Correio Eletrônico (E-mail) como documento oficial de comunicação;
● Valor documental;
● Forma e Estrutura;
● Ofício;
● Ofício conjunto;
● Ofício conjunto circular;
● Forma de tratamento;
● Endereçamento.
● O que é e como utilizar?
● Cadastro na ferramenta;
● Formulação de comandos (também conhecidos como prompts) de maneira eficaz;
● Simulações preliminares para compreensão do Chat.
● Ata (relatório de reunião);
● Circular ou memorando interno;
● Memorando;
● Ofício;
● Release;
● Carta;
● E-mail;
● Declaração.
● Regras sociais de comportamento e comunicação;
● Comunicação em linguagem informal;
● Boas práticas e netiqueta na comunicação escrita.