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Informações do Curso

WORKSHOP DE REVISÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS OFICIAIS E TÉCNICOS COM A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA ACESSÓRIA

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●      Promover a reflexão crítica e instigar uma abordagem analítica e reflexiva diante dos temas pertinentes à elaboração de documentos oficiais, técnicos e em ambientes virtuais, proporcionando aos participantes as ferramentas necessárias para analisar de maneira aprofundada a influência na produção textual no setor público.

●      Desenvolver as habilidades para a redação eficiente de documentos oficiais e técnicos, incluindo os critérios fundamentais de clareza, concisão, exatidão, relevância e objetividade, garantindo que seus documentos atendam aos padrões de qualidade exigidos no contexto da Administração Pública.

●      Abordar de forma prática e vivencial os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais e técnicos, utilizando o ChatGPT como ferramenta acessória.

●      Conscientizar sobre a importância da clareza na redação dos documentos expedidos pelos órgãos públicos, uma vez que a comunicação inequívoca evita retrabalho e problemas de interpretação, promovendo a eficiência e o entendimento mútuo.

●      Alinhar as práticas de produção textual ao contexto da utilização da Linguagem Simples no setor público, fortalecendo a capacidade de assertividade da comunicação escrita. 

• As aulas serão expositivas/ participativas. • Os tópicos serão abordados com explanações teóricas, com inserção de exercícios práticos e simulações (quando couber);

1.     NOÇÕES BASILARES PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO OFICIAL:

●      Empatia e assertividade no ato de escrever;

●      Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).

●      Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados;

●      Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;

●      O que faz a qualidade dos textos profissionais;

●      A linguagem dos documentos oficiais.

●      Linguagem Simples no Setor Público:

○      O que é Linguagem Simples e qual a sua importância no setor público?

○      Tramitação do Projeto de Lei sobre o tema;

○      Metodologia de simplificação de documentos;

○      O documento e o público-alvo (teste de linguagem com o público-alvo).

 

2.    AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES DE ACORDO COM AS DIRETRIZES DO MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL:

●      Clareza e precisão;

●      Objetividade;

●      Concisão;

●      Coesão e coerência;

●      Impessoalidade;

●      Formalidade e padronização.

●      Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;

●      Esclarecimento em torno da neutralidade linguística e do uso alternativo da flexão de gênero;

●      Signatário;

●      Cargos interino e substituto;

●      Signatárias do sexo feminino;

●      Grafia de cargos compostos.

 

3.    TIPOS DE DOCUMENTOS:

●      Variações dos documentos oficiais;

●      Correio Eletrônico (E-mail) como documento oficial de comunicação;

●      Valor documental;

●      Forma e Estrutura;

●      Ofício;

●      Ofício conjunto;

●      Ofício conjunto circular;

●      Forma de tratamento;

●      Endereçamento.

 

4.   CHATGPT:

●      O que é e como utilizar?

●      Cadastro na ferramenta;

●      Formulação de comandos (também conhecidos como prompts) de maneira eficaz;

●      Simulações preliminares para compreensão do Chat.

5.    ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS COM A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA ACESSÓRIA:

●      Ata (relatório de reunião);

●      Circular ou memorando interno;

●      Memorando;

●      Ofício;

●      Release;

●      Carta;

●      E-mail;

●      Declaração.

6.    NETIQUETA APLICADA À REDAÇÃO:

●      Regras sociais de comportamento e comunicação;

●      Comunicação em linguagem informal;

●      Boas práticas e netiqueta na comunicação escrita.

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