



Carregando...
EVELYN PINHEIRO
Facilitador26/06/2025
Data do CursoA comunicação no setor público enfrenta entraves recorrentes, como atrasos, ineficiência e falta de inovação — mesmo com recursos significativos disponíveis. Isso se agrava diante da complexidade normativa e da ausência de diretrizes claras na jurisprudência e doutrina, especialmente nas contratações de agências de comunicação.
A recente Instrução Normativa SECOM/PR nº 1/2023, ao adaptar os procedimentos à nova Lei nº 14.133/2021, trouxe ainda mais desafios interpretativos, exigindo atenção à Portaria MCOM nº 3.948/2021 e à crescente gama de serviços abrangidos pela Lei nº 12.232/2010, especialmente após a ampliação promovida pela Lei nº 14.356/2022.
Essas contratações demandam alta especialização técnica, controle rigoroso e gestão de riscos — dada a recorrência de escândalos e a semelhança com os desafios enfrentados nas obras públicas.
Diante desse cenário, a CAPACCITAR, sob curadoria técnica do professor Max Müller Cândido, lança o curso COMPLETO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE, oferecendo uma imersão nas
normativas, jurisprudência atualizada e boas práticas para contratações eficientes e seguras no setor público.
1. COMPREENSÃO GLOBAL DAS NORMAS QUE TANGENCIAM O TEMA:
· Lei geral de licitações e contratações de serviços de publicidade (Lei nº 12.232/2010):
· Finalidade da lei e a remessa à Lei nº 4.680/1965;
· Conceitos principais trazidos pela Lei e o CENP;
· Peculiaridades:
· Tipo de licitação;
· Critérios de julgamento;
· Restrições à contratação de determinados serviços complementares à publicidade;
· Plano de comunicação (e a via não-identificada).
· Acórdão nº 6.227/2016, da Segunda Câmara do TCU;
· Boas práticas e repercussões da nova IN Secom/PR nº 1/2023;
· Portarias e Instruções Normativas atinentes ao tema.
2. SERVIÇOS DE PUBLICIDADE PRESTADOS POR INTERMÉDIO DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA:
· O modelo brasileiro de publicidade: a autorregulação das Normas-Padrão e do CENP;
· Atividades da agência prestada integradamente:
· execução interna de serviços;
· intermediação e a supervisão da execução externa de serviços;
· distribuição de publicidade aos veículos e meios de divulgação.
3. INSTRUÇÃO DA FASE PREPARATÓRIA/INTERNA/DE PLANEJAMENTO:
· Formalização da demanda (DFD);
· Plano de Contratações Anual (PCA);
· Estudos preliminares (ETP) e a importância da participação do gestor/fiscal;
· Termo de referência;
· A gestão de riscos como ferramenta de planejamento (e de execução do contrato);
· Briefing;
· Instrumento convocatório.
4. FASE DE SELEÇÃO, A IMPORTÂNCIA (E OS RISCOS) DA SUBCOMISSÃO E A SUA INTERRELAÇÃO COM O BRIEFING NA VALORAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA (VISÃO DA PROJEÇÃO DE EXECUÇÃO NA FASE CONTRATUAL):
· Composição da subcomissão técnica e especificidades;
· Rito do julgamento das propostas (técnica e preço);
· A imperiosidade do princípio do julgamento apócrifo:
· Como assegurar a força preponderante do julgamento realizado pelos membros da subcomissão, auxiliares da comissão processante e tecnicamente especializados, nas hipóteses de questionamento das notas atribuídas às propostas técnicas em vias não-identificadas?
· Fase recursal;
· Adjudicação (e possibilidade de adjudicação a mais de uma agência); e,
· Homologação.
5. REMUNERAÇÃO DAS AGÊNCIAS NAS CONDIÇÕES CONTRATUAIS:
· Desconto padrão;
· Adoção de patamares menores;
· Planos de incentivo e BV (ponto sensível);
· Tabela referencial do Sinapro;
· Valor fechado (fee);
· Honorários;
· Despesa com deslocamento;
· Aplicação do IMR.
6. FASE CONTRATUAL:
· A segregação de funções entre gestão e fiscalização de contratos: detalhamento das funções do Gestor e dos Fiscais (administrativo, técnico e setorial);
· Formalização e publicidade do contrato: procedimentos e cuidados;
· Papel do preposto da agência contratada;
· Reunião inicial e a previsibilidade da dinâmica na execução contratual;
· Comunicação entre gestor, fiscal e preposto;
· A participação do gestor e do fiscal no pagamento do serviço;
· Dinâmica de apresentação periódica de faturas, recepção e diligência;
· Fornecimento dos bens ou serviços especializados ao contratado e a dinâmica da coleta de orçamento;
· Duração do contrato: vigência e prorrogação;
· Extinção/rescisão contratual.
7. BOAS PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NA FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO:
· Rotina de aferição da qualidade/quantidade de recursos aplicados na execução do serviço;
· Utilização dos instrumentos de controle da gestão e fiscalização: checklists, roteiros, Instrumento de Medição de Resultado (IMR) nas rotinas do contrato;
· Relatório de acompanhamento do contrato;
· Acompanhamento diário, mensal, periódico e por amostragem.
8. ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS:
· Elaboração do Briefing visando à proposição de um problema (e não de solução);
· Utilização do ChatGPT como ferramenta acessória na elaboração do Briefing;
· Análise das propostas técnicas das agências licitantes.