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Informações do Curso

MASTERCLASS DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM AÇÃO GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL E DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA MANDATOS E ÓRGÃOS PÚBLICOS.

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Por que a Comunicação Pública, ao contrário do setor privado, continua a enfrentar desafios persistentes, atrasos e ausência de inovação? Qual é a justificativa para essa dicotomia, considerando que a Administração Pública é uma das maiores detentoras de recursos para investir em ações estratégicas? Uma das possíveis respostas pode estar na ausência de reconhecimento e profissionalização do SOCIAL MEDIA, peça-chave na gestão da presença digital de instituições públicas.

Este profissional é responsável por desenvolver estratégias digitais, criar conteúdos impactantes, monitorar interações, analisar dados, gerenciar campanhas, interagir com o público, mapear tendências e colaborar com diversas equipes, além de atuar na gestão de crises e propor soluções que fortalecem a imagem da instituição no ambiente digital.

No setor privado, sua importância é amplamente reconhecida, mas na esfera pública, ainda há um cenário de desconhecimento. Muitas vezes, a gestão das redes sociais institucionais fica a cargo de profissionais sem o preparo necessário, comprometendo a comunicação governamental e sua capacidade de engajar, informar e gerar valor para a sociedade. Não há como falar de Comunicação Pública sem destacar sua interseção com o universo digital. No Brasil, esse cenário se amplia cada vez mais, impulsionado pela necessidade de combater a desinformação, estabelecer um diálogo transparente com a população, ampliar o alcance das políticas públicas e, acima de tudo, reforçar a transparência e o controle social. Para que esses objetivos sejam atingidos, é fundamental conhecer as estratégias, ferramentas e práticas que tornam a comunicação governamental mais eficaz e conectada à realidade digital

Pensando nesse desafio, o professor Max Müller Cândido, em parceria com a CAPACCITAR, apresenta a Masterclass voltada para os Municípios e Entidades do Estado de Mato Grosso.


• Aulas Expositivas: Conceitos e fundamentos. • Estudo de Casos: Exemplos reais aplicados no dia a dia. • Debates e Dinâmicas: Troca de experiências entre participantes. • Oficinas Práticas: Elaboração de programas e simulações.

1. COMUNICAÇÃO DIGITAL POSICIONAMENTO DIGITAL E A GESTÃO PÚBLICA MODERNA – A HORA E A VEZ DAS MÍDIAS SOCIAIS:

 ● A linha do tempo que formou a Nova Gestão Pública Moderna;

● Governo Digital e o comportamento do cidadão digital: Lei do Governo Digital - Lei nº 14.129/2021; Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº Lei nº 12.527/2011;

● Publicidade vs transparência: princípios complementares ou antagônicos? ● Linguagem simples: uma questão de cidadania;

● Análise de casos.

2. NOVAS REGRAS VIGENTES A PARTIR DE 2025:

● Proibição de impulsionamento pago para determinados conteúdos;

● Obrigatoriedade em relação ao uso de inteligência artificial;

● Novos crimes eleitorais na comunicação pública (vedações e cautelas);

● Regras de denúncias em relação à veiculação de conteúdos em redes sociais;

● Formato dos conteúdos e suas especificidades;

● Inserção de imagens de pessoas públicas com interesse no resultado eleitoral;

● Restrições relacionadas ao uso de nomes, símbolos e imagens de autoridades ou servidores públicos;

● Análises com juízo de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais;

● Utilização de logos, slogans, cores e símbolos característicos de marcas públicas;

● Tratamento de temas sensíveis.

 3. CURADORIA E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS - LINHAS EDITORIAIS, CALENDÁRIO EDITORIAL E SAZONAL:

● Criando conteúdos estratégicos;

● Otimização de conteúdos densos;

● Gestão integrada de conteúdo e linhas editoriais;

● Uso do ChatGPT como ferramenta acessória às atividades de criação de conteúdo;

● Público alvo x persona e seus desdobramentos nas linhas editoriais (internalizando a máxima “quem fala com todo mundo ao mesmo tempo, não fala com ninguém”).

4. OFICINA DE PLANEJAMENTO DA LINHA EDITORIAL DE CONTEÚDO E DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT;

5. WORKSHOP DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM UTILIZAÇÃO DO CHATGPT;

6. COMPRA DE CRÉDITOS NA CONTA DE ANÚNCIOS PARA FINS DE IMPULSIONAMENTO DE PUBLICAÇÕES NAS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS: HIPÓTESE DE CONTRATAÇÃO DIRETA E PAGAMENTO ANTECIPADO PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES?

7. COMPOSIÇÃO DE EQUIPE PARA O GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS: COMO FAZER NOS CASOS EM QUE HÁ ESCASSEZ DE PESSOAL INTERNO? COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS EXTERNOS ATRAVÉS DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES.


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