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MAX MÜLLER CÂNDIDO
Facilitador23/06/2025
Data do CursoPor que a Comunicação Pública, ao contrário do setor privado, continua a enfrentar desafios persistentes, atrasos e ausência de inovação? Qual é a justificativa para essa dicotomia, considerando que a Administração Pública é uma das maiores detentoras de recursos para investir em ações estratégicas? Uma das possíveis respostas pode estar na ausência de reconhecimento e profissionalização do SOCIAL MEDIA, peça-chave na gestão da presença digital de instituições públicas.
Este profissional é responsável por desenvolver estratégias digitais, criar conteúdos impactantes, monitorar interações, analisar dados, gerenciar campanhas, interagir com o público, mapear tendências e colaborar com diversas equipes, além de atuar na gestão de crises e propor soluções que fortalecem a imagem da instituição no ambiente digital.
No setor privado, sua importância é amplamente reconhecida, mas na esfera pública, ainda há um cenário de desconhecimento. Muitas vezes, a gestão das redes sociais institucionais fica a cargo de profissionais sem o preparo necessário, comprometendo a comunicação governamental e sua capacidade de engajar, informar e gerar valor para a sociedade. Não há como falar de Comunicação Pública sem destacar sua interseção com o universo digital. No Brasil, esse cenário se amplia cada vez mais, impulsionado pela necessidade de combater a desinformação, estabelecer um diálogo transparente com a população, ampliar o alcance das políticas públicas e, acima de tudo, reforçar a transparência e o controle social. Para que esses objetivos sejam atingidos, é fundamental conhecer as estratégias, ferramentas e práticas que tornam a comunicação governamental mais eficaz e conectada à realidade digital
Pensando nesse desafio, o professor Max Müller Cândido, em parceria com a CAPACCITAR, apresenta a Masterclass voltada para os Municípios e Entidades do Estado de Mato Grosso.
1. COMUNICAÇÃO DIGITAL POSICIONAMENTO DIGITAL E A GESTÃO PÚBLICA MODERNA – A HORA E A VEZ DAS MÍDIAS SOCIAIS:
● A linha do tempo que formou a Nova Gestão Pública Moderna;
● Governo Digital e o comportamento do cidadão digital: Lei do Governo Digital - Lei nº 14.129/2021; Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei nº Lei nº 12.527/2011;
● Publicidade vs transparência: princípios complementares ou antagônicos? ● Linguagem simples: uma questão de cidadania;
● Análise de casos.
2. NOVAS REGRAS VIGENTES A PARTIR DE 2025:
● Proibição de impulsionamento pago para determinados conteúdos;
● Obrigatoriedade em relação ao uso de inteligência artificial;
● Novos crimes eleitorais na comunicação pública (vedações e cautelas);
● Regras de denúncias em relação à veiculação de conteúdos em redes sociais;
● Formato dos conteúdos e suas especificidades;
● Inserção de imagens de pessoas públicas com interesse no resultado eleitoral;
● Restrições relacionadas ao uso de nomes, símbolos e imagens de autoridades ou servidores públicos;
● Análises com juízo de valor sobre ações, políticas públicas e programas sociais;
● Utilização de logos, slogans, cores e símbolos característicos de marcas públicas;
● Tratamento de temas sensíveis.
3. CURADORIA E PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS - LINHAS EDITORIAIS, CALENDÁRIO EDITORIAL E SAZONAL:
● Criando conteúdos estratégicos;
● Otimização de conteúdos densos;
● Gestão integrada de conteúdo e linhas editoriais;
● Uso do ChatGPT como ferramenta acessória às atividades de criação de conteúdo;
● Público alvo x persona e seus desdobramentos nas linhas editoriais (internalizando a máxima “quem fala com todo mundo ao mesmo tempo, não fala com ninguém”).
4. OFICINA DE PLANEJAMENTO DA LINHA EDITORIAL DE CONTEÚDO E DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT;
5. WORKSHOP DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO COM UTILIZAÇÃO DO CHATGPT;
6. COMPRA DE CRÉDITOS NA CONTA DE ANÚNCIOS PARA FINS DE IMPULSIONAMENTO DE PUBLICAÇÕES NAS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS: HIPÓTESE DE CONTRATAÇÃO DIRETA E PAGAMENTO ANTECIPADO PELA NOVA LEI DE LICITAÇÕES?
7. COMPOSIÇÃO DE EQUIPE PARA O GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS: COMO FAZER NOS CASOS EM QUE HÁ ESCASSEZ DE PESSOAL INTERNO? COMO CONTRATAR PROFISSIONAIS EXTERNOS ATRAVÉS DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES.