Carregando...
MAX MÜLLER CÂNDIDO
Facilitador20/03/2025
Data do CursoAlinhado às demandas atuais da Administração Pública Brasileira, este Workshop tem como objetivo aprimorar a comunicação textual em instituições públicas, integrando a Inteligência Artificial (IA), via ChatGPT, e a Linguagem Simples, com foco em transformar textos oficiais e legislativos, especialmente para os Municípios que enfrentarão novos desafios a partir de 2025.
Em um cenário de modernização da Gestão Pública, a otimização da comunicação torna-se essencial para oferecer serviços de excelência e promover inclusão, qualidade e transparência. A Linguagem Simples, destacada no PL nº 6.256/2019, emerge como abordagem estratégica para garantir acessibilidade e assertividade nos textos públicos.
Com a curadoria do professor Max Müller Cândido, o Workshop capacita profissionais a produzirem documentos oficiais e legislativos com excelência textual, integrando IA e Linguagem Simples para maior eficiência e produtividade, consolidando uma Gestão Pública mais transparente e ágil, preparada para o futuro.
1. NOÇÕES BASILARES PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO OFICIAL:
· Empatia e assertividade no ato de escrever;
· Os princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais (LIMPE — legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
· Sensibilização para a importância dos documentos profissionais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões;
· O que faz a qualidade dos textos profissionais;
· A linguagem dos documentos oficiais.
2. LINGUAGEM SIMPLES NO SETOR PÚBLICO:
· O que é Linguagem Simples e qual a sua importância no setor público?
· Tramitação do Projeto de Lei sobre o tema;
· Lei Estadual (MT) nº 12.336/2023 (boas práticas);
· Metodologia de simplificação de documentos;
· O documento e o público-alvo (teste de linguagem com o público-alvo).
3. MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA (3ª ED. REVISADA, ATUALIZADA E AMPLIADA — 2018);
4. AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES DE ACORDO COM AS DIRETRIZES DO MANUAL DE REDAÇÃO OFICIAL:
· Clareza e precisão;
· Objetividade;
· Concisão;
· Coesão e coerência;
· Impessoalidade;
· Formalidade e padronização.
· Utilização de forma adequada as formas oficiais dos pronomes de tratamento;
· Esclarecimento em torno da neutralidade linguística e do uso alternativo da flexão de gênero;
· Signatário;
· Cargos interino e substituto;
· Signatárias do sexo feminino;
· Grafia de cargos compostos.
5. TIPOS DE DOCUMENTOS:
· Variações dos documentos oficiais;
· Correio Eletrônico (E-mail) como documento oficial de comunicação;
· Valor documental;
· Forma e estrutura;
· Ofício (“comum”, conjunto e conjunto circular);
· Forma de tratamento;
· Endereçamento.
6. CHATGPT:
· O que é e como utilizar?
· Cadastro na ferramenta;
· Formulação de comandos (também conhecidos como prompts) de maneira eficaz;
· Simulações preliminares para compreensão do Chat.
7. ESTRUTURA E TÉCNICA DA REDAÇÃO LEGISLATIVA:
· Técnica legislativa;
· Decreto nº 12.002/2024;
· LCP nº 95/1998;
· Sistemática de redação (Leis, Estatutos, Decretos, Resoluções, INs e outros):
o Artigo;
o Parágrafo (§);
o Incisos, alíneas e itens;
o Agrupamento;
o Sistematização.
8. ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS COM A UTILIZAÇÃO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA ACESSÓRIA:
· Texto legislativo:
o Minuta de Projeto de Lei;
o Minuta de Decreto;
o Minuta de Portaria.
· Texto oficial:
o Ata (relatório de reunião);
o Ofício;
o E-mail;
o Declaração.
9. NETIQUETA APLICADA À REDAÇÃO:
· Regras sociais de comportamento e comunicação;
· Comunicação em linguagem informal;
· Boas práticas e netiqueta na comunicação escrita.